2012/04/16

o que é a maçonaria



A Maçonaria é uma instituição secular cuja acção deixou vincadas marcas em toda a história da humanidade. O legado maçónico é a formação de líderes pela educação do seu pensamento, livres de dogmas que aprisionem ou asfixiem o espírito. Nesse sentido, as lojas maçónicas não são tanto escolas filosóficas quanto são escolas éticas. São, pois, centros de aprendizagem visando a evolução moral é ética do indivíduo. Aquele que cruza os portais da maçonaria tem a oportunidade de se transformar num homem mais perfeito, num ser humano melhor, quer como cidadão quer como indivíduo.

Assim é este sistema de conduta moral que transmite ao iniciado a necessidade de vencer as suas paixões, dominar os seus vícios e ambições, reprimir e destruir o ódio, os desejos de vingança e tudo o que oprime o homem, tornando-se exemplo da liberdade, igualdade e fraternidade. O membro da maçonaria tem de ser um aluno fiel aos ensinamentos maçónicos, tem de querer evoluir. Simbolicamente, o maçom vê-se a si mesmo como uma pedra bruta que tem de ser trabalhada, de forma a converter-se numa perfeita pedra cúbica e polida, capaz de integrar a estrutura do templo (que simboliza o Universo). 

A maçonaria não é uma religião e muito menos uma seita, é uma sociedade de homens de bem, uma construtora de indivíduos que evoluem e se tornam homens iguais e fraternos. Não tem por objectivo alcançar lucros pessoais de nenhuma espécie para os seus membros; pelo contrário, procura juntar recursos para colocar ao serviço dos seus semelhantes mais desafortunados, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, religião, ou raça. 

O maçom tem princípios. Na maçonaria são três os princípios maiores: a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos sejam eles instituições, raças ou nações; a igualdade de direitos e obrigações dos indivíduos e dos grupos, sem distinção de religião, raça ou nacionalidade; e a fraternidade de todos os homens, já que somos todos oriundos do mesmo princípio criador.

Tudo aquilo que se desvia e contraria estes princípios está fora da maçonaria e, como tal, é repudiável pela Maçonaria.